sexta-feira, 6 de junho de 2014

ARTE EDUCAÇÃO E CULTURA



A CULTURA DE MASSA E A CULTURA DIGITAL


Diante dos processos vivenciados pela sociedade humana, em relação a educação, revolução industrial e tecnologia, um dos que recebe maior destaque é o desenvolvimento da tecnologia, em especial aquele que envolve o universo digital e a sua influência na vida de milhares de pessoas que fazem parte desta grande revolução global que se tornou parte da cultura da sociedade humana, a massa, se transformando em cultura digital que influencia a transformação da cultura de massa, mas para entendermos como isso surgiu e como atua fortemente no cotidiano das pessoas é preciso refletir um pouco sobre este processo tão explorado por pesquisadores, cientistas, artistas e outros afins.
A transformação em que estamos presenciando no planeta chega até nós rapidamente graças aos estudos dos pesquisadores, inventores, cientistas, e isso é educação verdadeira no campo da tecnologia, é um investimento no conhecimento, na criação, na produção e no trabalho de várias pessoas inteligentes, estudiosas, intelectuais, artistas e investidores, pois, isso é arte, é educação.
Como dizia o poeta popular, arte é comunicação, é acesso. Acesso é poder e poder é informação.
Se pararmos para pensar, não muito distante, para que a massa tivesse acesso a qualquer tipo de informação, ou seja, para que a notícia atingisse a massa, era preciso ser publicada, de acordo com o que conhecemos como propaganda boca a boca, depois através de objetos artísticos ou da escrita e em seguida, a tecnologia através do investimento na pesquisa e sua consequente produção e desenvolvimento, se mostram mais uma vez através de Gutemberg com a invenção da imprensa por meio dos mecanismos de seus trabalhos gráficos com a prensa para gravura.
Hoje em dia o que existe é fonte de estudo destes buscadores do passado e isso é evolução, é transformação, que desenvolvem os hábitos das sociedades, mudando a cultura da massa, transformando a cultura digital.
Ao estudarmos sobre o assunto nos deparamos diante de um conceito que define que a cultura digital não surgiu diretamente da cultura de massa, mas que a massa, foi semeada por meio de processos de produção, distribuição e consumo comunicacionais.
Contudo vale refletir que a literatura em torno deste assunto pressupõe que aquilo que é cristalizado em nosso espirito é cristalizado porque somos passivos, portanto, a cultura digital é uma cultura em transição pelo fato de a sociedade humana, embora tenha ainda uma mente massificada, não se limitar a um só conceito, a um só livro, a uma só língua, a uma só tecnologia, conforme cita os textos de vários estudiosos do assunto. Mas para obter os objetos que compõe a cultura digital é necessário um amplo conhecimento intelectual sobre eles para ter maior acesso a esta cultura.
Portanto o que diferencia a cultura de massa da cultura digital é o fato de que qualquer pessoa que queira desfrutar da cultura oferecida pela cultura de massa basta se inserir no que faz parte do senso comum, ou seja, aceitar tudo sem reflexão, sem esforço intelectual. Em contrapartida para que possamos desfrutar daquilo que faz parte do universo da cultura digital, é necessário um amplo esforço para entender esta cultura, ter principalmente um conhecimento intelectual diante dos objetos que compõe a cultura digital.
A conclusão é que para que a humanidade deixe de ser um pouco mimética e menos ignorante, ou seja, analfabeta funcional é preciso um enorme esforço dos educadores do futuro que deverão tomar uma nova postura diante de seu papel enquanto mediador no processo de construção do saber, pois, sabemos que a educação de hoje ainda segue os moldes do passado, e principalmente da revolução industrial, por isso é difícil trabalhar a educação nesta nova era, devido ao fato de o sistema não conseguir mudar as diretrizes de ensino que hoje em dia não atende mais as exigências da sociedade da informação, contudo o que temos hoje é a massificação do ensino, que é incapaz de criar um público leitor.
Uiliam José







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