A CULTURA DE MASSA E A CULTURA DIGITAL
A CULTURA DE MASSA E A CULTURA DIGITAL
Diante dos processos vivenciados pela sociedade humana, em relação a
educação, revolução industrial e tecnologia, um dos que recebe maior destaque é
o desenvolvimento da tecnologia, em especial aquele que envolve o universo
digital e a sua influência na vida de milhares de pessoas que fazem parte desta
grande revolução global que se tornou parte da cultura da sociedade humana, a
massa, se transformando em cultura digital que influencia a transformação da
cultura de massa, mas para entendermos como isso surgiu e como atua fortemente
no cotidiano das pessoas é preciso refletir um pouco sobre este processo tão
explorado por pesquisadores, cientistas, artistas e outros afins.
A transformação em que
estamos presenciando no planeta chega até nós rapidamente graças aos estudos
dos pesquisadores, inventores, cientistas, e isso é educação verdadeira no
campo da tecnologia, é um investimento no conhecimento, na criação, na produção
e no trabalho de várias pessoas inteligentes, estudiosas, intelectuais,
artistas e investidores, pois, isso é arte, é educação.
Como dizia o poeta
popular, arte é comunicação, é acesso. Acesso é poder e poder é informação.
Se pararmos para pensar,
não muito distante, para que a massa tivesse acesso a qualquer tipo de
informação, ou seja, para que a notícia atingisse a massa, era preciso ser publicada,
de acordo com o que conhecemos como propaganda boca a boca, depois através de
objetos artísticos ou da escrita e em seguida, a tecnologia através do
investimento na pesquisa e sua consequente produção e desenvolvimento, se
mostram mais uma vez através de Gutemberg com a invenção da imprensa por meio
dos mecanismos de seus trabalhos gráficos com a prensa para gravura.
Hoje em dia o que existe é
fonte de estudo destes buscadores do passado e isso é evolução, é transformação,
que desenvolvem os hábitos das sociedades, mudando a cultura da massa,
transformando a cultura digital.
Ao estudarmos sobre o assunto nos deparamos diante de um conceito que define
que a cultura digital não surgiu diretamente da cultura de massa, mas que a
massa, foi semeada por meio de processos de produção, distribuição e consumo
comunicacionais.
Contudo vale refletir que a literatura em torno deste assunto
pressupõe que aquilo que é cristalizado em nosso espirito é cristalizado porque
somos passivos, portanto, a cultura digital é uma cultura em transição pelo
fato de a sociedade humana, embora tenha ainda uma mente massificada, não se
limitar a um só conceito, a um só livro, a uma só língua, a uma só tecnologia,
conforme cita os textos de vários estudiosos do assunto. Mas para obter os
objetos que compõe a cultura digital é necessário um amplo conhecimento
intelectual sobre eles para ter maior acesso a esta cultura.
Portanto o que diferencia
a cultura de massa da cultura digital é o fato de que qualquer pessoa que queira
desfrutar da cultura oferecida pela cultura de massa basta se inserir no que
faz parte do senso comum, ou seja, aceitar tudo sem reflexão, sem esforço
intelectual. Em contrapartida para que possamos desfrutar daquilo que faz parte
do universo da cultura digital, é necessário um amplo esforço para entender
esta cultura, ter principalmente um conhecimento intelectual diante dos objetos
que compõe a cultura digital.
A conclusão é que para que
a humanidade deixe de ser um pouco mimética e menos ignorante, ou seja,
analfabeta funcional é preciso um enorme esforço dos educadores do futuro que
deverão tomar uma nova postura diante de seu papel enquanto mediador no
processo de construção do saber, pois, sabemos que a educação de hoje ainda
segue os moldes do passado, e principalmente da revolução industrial, por isso
é difícil trabalhar a educação nesta nova era, devido ao fato de o sistema não
conseguir mudar as diretrizes de ensino que hoje em dia não atende mais as
exigências da sociedade da informação, contudo o que temos hoje é a
massificação do ensino, que é incapaz de criar um público leitor.
Uiliam José
Nenhum comentário:
Postar um comentário