MÁSCARAS DE ARGILA
ARTE CONTEMPORÂNEA - 08/11/2014
SÉTIMO ENCONTRO DO CURSO A FUNÇÃO SOCIAL DA ARTE
Tema: Arte Contemporânea / Máscaras de Argila
Atividade
Nossa proposta é a investigação das práticas, realizações, teorias e metodologias da
educação visual e seu significado na cultura histórica e contemporânea dando
incentivo ao estudo e desenvolvimento de poéticas relacionadas a cultura popular
com o uso de recursos como a argila numa reflexão sobre máscaras.
incentivo ao estudo e desenvolvimento de poéticas relacionadas a cultura popular
com o uso de recursos como a argila numa reflexão sobre máscaras.
Como proposta inicial foi usado alguns materiais e ferramentas
para demonstração, manuseio e função de cada uma delas na
confecção de máscaras e peças de argila
Ferramentas Básicas para trabalhar com argila:
rolo de madeira (pau de macarrão)
palitos roliços de madeira ou espeto, colheres,
facas sem ponta, estecas e desbastadores e argila
A argila mais comum e apropriada é a Terracota
Professores reunidos para comporem uma máscara contemporânea de argila.
Um breve conteúdo apresentado pela Educadora Berliete
sobre a origem e tradição da máscara em vários contextos da história.
sobre a origem e tradição da máscara em vários contextos da história.
contato do grupo com o material.
Para compor a máscara em argila primeiramente deve montar uma estrutura
de jornal amassado dando formato de um rosto que servirá de base ou forma
para acomodar a argila a ser confeccionada a máscara.
Antes de moldar a máscara é preciso sovar e bater bastante a argila
para não formar bolhas futuramente e não trincar antes ou após ir ao forno.
A moldagem da mascara pode ser feita a mão com os dedos e também
podem ser utilizadas as ferramentas básicas para trabalhar com argila
cavando e modelando com o dedo, começa a surgir os primeiros
traços de uma máscara
durante o processo é necessário ir molhando a argila para
não secar e nem trincar antes de ficar pronta
a largura deve ser acima de 01 cm para ficar firme e não trincar
quando levada ao forno para queima.
o processo é simples exigindo apenas criatividade
É preciso também hidratar a peça borrifando água durante o processo
Para emendar um pedaço de barro ao outro
é necessário hachurar os dois lados da peça, molhar e juntar
Nestas imagens vocês poderão notar os professores trabalhando o barro
se a máscara não ficar pronta no primeiro processo, ou você quiser trabalhar
nela depois é necessário que ela não seque e nem fique exposta ao tempo
Para isso é preciso molhar, cobrir com um pano úmido
e embalar a peça num saco plástico fechado
para que você poça trabalhar mais vezes na peça sem que ela seque
Se a peça ficar pronta na primeira etapa
pode deixar secar naturalmente
o tempo de secagem natural da argila varia entre dez a treze dias
Quando a peça estiver totalmente seca poderá ser levada ao forno para queima
A temperatura ideal para queima deve ser acima de 600ºC
Agora você pode conferir abaixo o resultado deste encontro
Estas são algumas máscaras feitas pelos professores em Guaraci
e levadas ao forno para queima na Universidade de Franca UNIFRAN
Encontro do dia 08/11/2014 em Guaraci-SP
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