A FUNÇÃO SOCIAL DA ARTE: UMA POSSÍVEL TRANSFORMAÇÃO
Compartilho com vocês o relato de uma
experiência, que teve sua origem no desenvolvimento de uma oficina de arte
educação para professores e comunidade na cidade de Guaraci-SP, no ano de 2009.
Tal projeto surgiu do interesse que tive em trabalhar na comunidade a
função social da arte.
Considerei a atividade interessante e pensei
em criar um projeto desse tipo nesta minha cidade de origem, com tema e
objetivos diferentes. Procurei pesquisar e estudar uma forma de envolver a arte
no contexto de vida da população de Guaraci a fim de trabalhar a inclusão
social de forma a contar com a ação participativa da atual gestão administrativa
da cidade e sua comunidade.
Após as eleições de 2008, foi conversado com
a equipe do prefeito eleito Renato Azeda e sua esposa a primeira dama Andrea sobre
o programa de gestão para futuro governo. A proposta da administração que o
gestor visava era desenvolver a igualdade através da “justiça social”, que
seria o novo Slogan de gestão administrativa de Guaraci, ou seja, seu objetivo
era trabalhar pelo “desenvolvimento com justiça social”.
A pesquisa foi iniciada em dezembro do mesmo
ano durante minhas férias acadêmicas. Pesquisei vários artistas, movimentos
artísticos e obras de arte, que poderia se encaixar na associação que queria
fazer, ou seja, o desenvolvimento da cidadania usando a arte como ferramenta fundamental
e durante este processo me interessei em trabalhar com a vida e obra de Piet
Mondrian, artista holandês do movimento abstracionismo geométrico.
Descobri que o artista holandês era uma
pessoa que colocava em suas obras, toda uma filosofia de vida, sendo esta
voltada para justiça social através do equilíbrio universal, aspectos
excessivamente buscados em vida por ele, haja visto que a figura fundamental na obra de Mondrian principia da observação de uma árvore sozinha num campo com a linha do horizonte distante, isso pode ser observado em suas primeiras telas que retratam as árvores. Essas telas é de uma espiritualidade profunda, pois, exemplifica a representação das linhas vertical (árvore) e horizontal (natureza, infinito). A simbologia em sua obra significa a dualidade entre o vertical simbolizado pela árvore que cresce e aponta para cima (construção humana) e a sensibilidade da linha do horizonte (natureza). Essa dualidade é mediada pela sabedoria que é o único agente que rege a razão e a sensibilidade para manter o equilíbrio na busca da harmonia universal.
Neste contexto, foi que me ocorreu a idéia de
que o conceito de composição de Mondrian poderia se encaixar no tipo de
proposta que desejava apresentar, e que poderia ser feita uma associação de
toda sua filosofia e obra com o plano de governo corrente em Guaraci, que é
trabalhar pelo desenvolvimento com justiça social.
Partindo dessa ideia, surgiu a construção e
conclusão da proposta de ação educativa que abrigava a realização de oficinas de arte para criar uma nova identidade para Guaraci através da leitura e releitura das obras de Mondrian nos prédios públicos,
uniformes de funcionários, uniformes escolares, carros, enfim tudo que fizesse
parte do espaço público do município.
Tal como a administração municipal anterior
fez o uso do sol e da cor azul como identificação de governo, foi que procurei
associar a filosofia por subjacente da arte de Mondrian com os propósitos
expostos pela atual administração municipal. No entanto, o trabalho de inclusão
passaria a exigir a ação participativa da administração municipal.
Ao finalizar a pesquisa, criei o projeto para
apresentar ao prefeito, isso em janeiro de 2009. O projeto foi apresentado a
toda a equipe do gestor, e analisaram a proposta decidindo operacionalizá-la,
através da realização da oficina: Leitura e Releitura da Obra de Mondrian; Uma proposta para Inclusão Social. Foi acordado o processo para início das oficinas, nas quais seria coordenadas por mim
para os participantes interessados, que por maioria foram os professores da rede
de ensino.
Os propósitos da oficina implicam trabalhar
com leitura e releitura da obra de Mondrian, entendendo que o conceito de
composição do artista pode ter uma associação em sua filosofia e obra com o
propósito de trabalhar pelo desenvolvimento com justiça social através da
administração municipal de Guaraci.
As composições dos participantes da oficina
apontam a relação entre a filosofia por trás da obra de Mondrian, o pensamento para
administração com justiça social através do poder administrativo, e a identidade
visual impressa no espaço público.
A proposta de dar continuidade a esta ação
educativa é justamente colocar a arte educação como ferramenta fundamental para
o exercício da cidadania através de vivências que trabalhem as quatro
linguagens da arte envolvendo família, sociedade e escola, buscando nestas
vivências o equilíbrio tão expressado na filosofia e obra de Mondrian.
Os objetivos do trabalho
desenvolvido são de compreender a ideia de inclusão social, leitura e releitura
da obra de arte e educação; de expressar por meio da linguagem visual, usando como recurso
a pintura para criação de releituras da obra de Mondrian; vivenciar a arte de
maneira reflexiva e criativa, na ação de trabalhar a aplicação destas no espaço
público da cidade para criação de uma identidade visual para Guaraci, e em seguida
dar continuidade a esta ação dando valor a função social da arte.
O projeto de Ação Educativa teve em sua
proposta a mesma forma que Mondrian concebia a arte: de maneira simples, pura e
equilibrada. Com efeito, pretendi enunciar da maneira mais clara e honesta
possível os propósitos deste projeto. Como o poder emana do povo, e como a
política se faz com esse e no interesse desse, o projeto há de se preocupar em primeiro
lugar com a população guaraciense. A democracia não faria sentido se não
houvesse participação política e social da população nos destinos de seu
próprio bem comum. É preciso, portanto, que se busque na educação em geral e na
arte em particular, um estímulo para o conhecimento e, a partir deste, e em
sintonia com a arte, o despertar para a ação participativa na vida política e a
conseqüente inclusão social.
Essa identificação vai muito além da mera
associação entre uma maneira de governar com uma imagem qualquer, pode até parecer utopia, mas se houver ação justa pode se tornar ação de crescimento positivo. Aqui a
intenção é promover a aproximação da filosofia da arte neoplástica com a
orientação política da atual administração municipal. A pureza, simplicidade e
o equilíbrio encontrado nas obras do artista Mondrian, com efeito, tem tudo a ver com a
maneira de gerir que hoje vem sendo presenciada em Guaraci.
A pureza retratada na obra de Mondrian
poderia simbolizar a honestidade de propósitos com a qual a administração pública deve chegar ao poder. A simplicidade das cores, nas composições mondrianescas, se
identifica com os métodos através dos quais a gestão municipal visa cumprir
suas promessas de campanha. O equilíbrio das linhas neoplástica, por fim,
estaria ai para associar a igualdade buscada pela administração a fim de
alcançar a justiça social através da inclusão com educação e arte. A harmonia universal tão
procurada em vida por Mondrian poderia, assim, concretizar-se com a figura da
corrente gestão e das futuras gestões que deve ter por objetivo, trabalhar o desenvolvimento com justiça
social.
Confira nas imagens a seguir o processo desde o início até o momento;
Envolvidos durante o Processo Criativo
Composições dos participantes para aplicação no espaço público feitos em guache e lápis de cor sobre canson A3 e A4, haja vista que somam um total de 134 composições de releituras da obra de Mondrian feitas pelos professores, sendo que esta composições foram emolduradas e colocadas nas paredes das repartições publicas como patrimônio cultural e artístico do município.
Hoje Guaraci está assim... De papel timbrado a uniformes e prédios, totalmente seguindo os propósitos deste projeto.
Andando pelas ruas de Guaraci você observará a cidade toda em cores, vibrando uma harmonia diferente daquilo que sempre foi do mesmo jeito, com uma identidade sociocultural criada a partir deste projeto que caracteriza um proposito pautado na busca pela harmonia e equilíbrio através da educação, e da arte em especial.
Os professores aplicaram o conteúdo em suas salas de aulas e a administração atual foi reeleita seguindo o mesmo proposito, a busca pelo conhecimento através da educação, e da arte em especial, para o exercício da cidadania com estratégias que possibilitam trabalhar linguagens que remetam a apreciação, fruição e produção. Eis aí a função social da arte.
Uiliam José da Silva.
2 comentários:
AGUARDANDO PELO SEGUNDO ENCONTRO COM MUITO ENTUSIASMO...
CRISTIANE BALBINA
Agradeço o imenso carinho de vocês.
A educação e a arte nos proporciona estes momentos raros de convivência fraterna elevando positivamento nosso estado emocional momentâneo.
Abraços!
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