ARTE, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA I - 07/06/2014
Segundo encontro do Curso A Função Social da Arte.
Tema: Arte Comunicação e Tecnologia I
Atividade
Nossa proposta é a investigação das práticas, realizações, teorias e metodologias da educação visual e suas tecnologias na sociedade contemporânea. Os recursos da Tecnologia da Informação tornaram mais democrático o acesso à Arte e à Cultura.
Temos que incentivar cada vez mais o estudo e desenvolvimento de poéticas relacionadas às mídias digitais, seus conteúdos, temas, análises teóricas, reflexões sobre as consequências dessas criações nas diversas culturas, bem como a influência destas nas criações artísticas como um todo.
Elaborar reflexões sobre as possibilidades fornecidas pelas novas tecnologias no ensino da arte. Abrangendo desde as primeiras manifestações estéticas com o uso de computadores, passando por criações em multimídia, envolvendo fotografia, vídeo e som, dentre outras manifestações.
Temos que incentivar cada vez mais o estudo e desenvolvimento de poéticas relacionadas às mídias digitais, seus conteúdos, temas, análises teóricas, reflexões sobre as consequências dessas criações nas diversas culturas, bem como a influência destas nas criações artísticas como um todo.
Elaborar reflexões sobre as possibilidades fornecidas pelas novas tecnologias no ensino da arte. Abrangendo desde as primeiras manifestações estéticas com o uso de computadores, passando por criações em multimídia, envolvendo fotografia, vídeo e som, dentre outras manifestações.
Como proposta inicial de releitura foi usado um projetor antigo como recurso de tecnologia na projeção da imagem na parede onde os participantes ampliaram a imagem no papel craft para depois pintar em tons de cinza, preto e branco.
A maioria das transparências usadas são impressos das obras de Tarsila do Amaral e Picasso sorteadas entre os grupos de professores, no total somaram seis grupos formados por eles.
Releitura da retrato de Picasso feita por um doa grupos
Antropofagica. Óleo sobre tela 79 x 101 cm. Tarsila do Amaral. 1929.
Releitura de Antropofágica da Tarsila do Amaral
A atividade decorreu harmoniosamente com a participação efetiva de todos e o processo acabou se transformando automaticamente numa atividade lúdica de arte.
Alguns preferiram quebrar o protocolo e se sentiram à vontade para sentar
no chão feito criança para pintar.
Outros preferiram as mesas das salas de aulas.
A Família. Óleo sobre tela 85 x 73 cm. Tarsila do Amaral. 1925.
Reprodução de A Família da Tarsila do Amaral
Participantes trabalhando Abaporu de Tarsila do Amaral
Abaporu. Óleo sobre tela.85 x 73 cm. Tarsila do Amaral. 1928.
Operários. Óleo sobre tela. 150 x 205 cm. Tarsila do Amaral. 1933.
Reprodução de Operários
Apresentação final dos grupos.
Cada grupo falou de sua experiência em relação ao uso de um recurso tecnológico e da técnica utilizada.
Os relatos afirmam que é possível trabalhar a comunicação através da linguagem visual no processo de ensino aprendizagem não só em aulas de arte, mas também no processo interdisciplinar e que com recursos tão simples como o retroprojetor, podem elaborar vários planos de aula.
A experiência de cada um levou-os a refletir também sobre o uso da cor na
imagem e das diferentes sensações sobre as cores diante de uma mesma imagem.
25 comentários:
O encontro do dia 07/06 foi interessante. Aprendemos uma nova forma de ampliar figuras usando o retroprojetor.
O segundo encontro nos proporcionou desafios ampliando o conhecimento.
O Curso de Arte e sua Função Social está proporcionando aprendizagens que podemos aplicar em sala de aula.
O curso está sendo muito bom para o nosso aprendizado... maria do ò de medeiros
ANCIOSA PARA O SEGUNDO ENCONTRO
MARIA JOSÉ OLIVEIRA
É muito bom poder contar com professores comprometidos com a educação. Com o desejo de saber... e de compartilhar com os outros. beijos
Muitas vezes o simples nos acrescenta aprendizados com resultados complexos e interessantes para o nosso dia a dia como educadoras. Beijos
A receptividade de vocês também é interessante e valiosa para o nosso crescimento...
Um abraço!
O desafio de aprender é uma das oportunidades que temos de fazer a vida acontecer de modo que venha valer a pena.
Abraços!
Com essa aprendizagem poderemos chegar muito longe e transformar uma comunidade através de uma simples utopia que se concretiza através do simples fato de acreditar e investir.
É um crescimento coletivo buscando o bem estar social.
Que legal saber isso de você.
Estaremos juntos em breve para mais um encontro.
Berliete, eu diria também, com resultados surpreendentes.
Você, sofrendo de ansiedade ??? Nem consigo imaginar!!! kkkk Mas com certeza estamos esperando novidades.........
Novidade é sempre bom.
Concordo com você Maria Medeiros, apesar de ser em turmas diferentes o nosso está sendo tão bom quanto o seu.
Concordo com você Maria Medeiros, apesar de ser em turmas diferentes o nosso está sendo tão bom quanto o seu.
Estou adorando o curso e aprendendo bastante com minhas colegas de grupo, pois o curso está oferecendo oportunidade diversas de aprendizagem.
Dona Antonia Regina Pivello Basso está se achando uma artista. Depois que usou a técnica do retroprojetor, que sentou no chão e pintou as mãos e os pés e ainda apresentou o trabalho realizado em grupo, voltou a infância e nunca mais deixa a Educação Infantil.
ANCIOSA SIM... ATÉ MAIS...AGORA QUE APRENDI NA AULA ANTERIOR TÉCNICAS NOVAS ...IMAGINA COMO ESTOU PARA O PRÓXIMO ENCONTRO..APRENDER E SEMPRE BEM VINDO..
CONCORDO APRENDER E MUITO BEM VINDO PARA AMPLIAR OS NOSSOS CONHECIMENTOS..
Mais um vez me surpreendi com tanta informação sobre arte ...como seria o mundo sem a arte...
A plenitude do aprender nos satisfaz a cada instante, como é belo o conhecimento que vem da arte.
A plenitude do saber nos satisfaz a cada instante, através da arte é que nos tornamos conhecedores.
Crescemos a cada dia com que a arte nos tem a ensinar....
Postar um comentário